Nova Rede Inter-religiosa Global (GIN-SSOGIE) - Comunicado de imprensa


É com muito prazer e orgulho que anunciamos o estabelecimento formal da Rede Inter-religiosa Global para Pessoas de todos os Sexos, Orientações Sexuais, Identidades e Expressões de Gênero (GIN-SSOGIE) como resultado de nossa primeira conferência anual, acontecida na África do Sul em janeiro de 2014.

A ideia de uma rede global de militantes desenvolvendo atividades que envolvem fé e questões de sexos, orientações sexuais, identidades e expressões de gênero germinou na Conferência Mundial de 2012 da Associação Internacional de Lésbicas, Gays, Bissexuais, pessoas Transgênero e Intersexo (ILGA) em Estocolmo. GIN reconhece uma necessidade urgente de erradicar a violência, criminalização e perseguição de nossa comunidade baseada em religião.

 A conferência da África do Sul reuniu 68 delegados/as de mais de 35 países, representando uma grande variedade de crenças e denominações. Os/as participantes representaram uma autêntica e rica diversidade de sexos, orientações sexuais e identidades e expressões de gênero que são parte da família humana. Desde o primeiro dia, GIN centrou sua base de liderança e organização nos países onde violência e intolerância são mais fortes, incluindo, mas não se limitando, a lugares no Sul Global.

O encontro de quatro dias focou nos pilares que fundamentam nosso trabalho: criação de espaços seguros, habilidades organizacionais, recursos acadêmicos e relacionados às escrituras, estruturas fundantes, e construção de uma nova narrativa inclusiva e a partir das convicções de fé nos espaços de debate sobre direitos humanos.
 
O Comitê Gestor, eleito a partir de uma membresia singularmente diversa representando muitas crenças e experiências, disse isso sobre o propósito dessa nova rede: “Pessoas de todo o mundo têm trabalhado juntas desde distintas culturas e crenças para dar à luz uma nova organização e uma nova narrativa sobre direitos humanos e religião.

GIN tem a intenção de criar solidariedade entre as pessoas de fé de nossas comunidades, promover o diálogo inter-religioso, e fortalecer nossas vozes dentro de nossas instituições e estruturas que governam nossas vidas. Buscamos superar a separação falsamente fabricada entre nossa comunidade e as tradições de fé”.

GIN também proverá recursos, treinamentos, e programas coletivos para ajudar indivíduos e organizações a se engajarem em diálogo construtivo e significativo com lideranças religiosas e defender a dignidade e os direitos em âmbito regional e internacional. Os objetivos da GIN são compreensão, respeito, inclusão e aceitação mútuas.

Rede Inter-religiosa Global

Nossa visão é de um mundo justo no qual dignidade, fé, espiritualidade e direitos humanos de pessoas de todos os sexos, orientações sexuais, identidades e expresses de gênero sejam honradas, apoiadas e protegidas

Email: GIN.communications@gmail.com
Twitter: @ginssogie
Facebook: Global Interfaith Network

Comentários