As instituições passam - as lutas continuam! Comunicado de encerramento das atividades da ONG ASPA – Apoio, Solidariedade e Prevenção à AIDS

As instituições passam - as lutas continuam!
Comunicado de encerramento das atividades da ONG ASPA – Apoio, Solidariedade e Prevenção à AIDS
No dia 06 de julho de 2013, no Espaço Diversidade da Faculdades EST, um pequeno grupo de associados/as, amigos/as e voluntários/as da Organização Não-Governamental (ONG) Apoio, Solidariedade e Prevenção à AIDS (ASPA), em Assembleia, decidiram pelo encerramento definitivo de todas as atividades e extinção jurídica dessa organização. As decisões e encaminhamentos para que essa decisão seja efetivada constarão na Ata que será lavrada e registrada em Cartório.
Enquanto associados/as, amigos/as e voluntários/as, no entanto, consideramos importante emitir esse comunicado tanto para tornar pública essa decisão, quanto para refletir brevemente sobre a história do ASPA, as circunstâncias que levam ao seu fechamento e o significado dessa decisão para nós e para o enfrentamento da AIDS nos diversos espaços em que a organização atuou durante sua existência. Pelo carinho, pelo compromisso e pela memória julgamos ser nossa responsabilidade, enquanto pessoas que tomaram essa decisão final, compartilhar alguns fatos, ideias e sentimentos que experimentamos nesse processo.
O ASPA foi fundado no início da década de 1990 por um grupo de estudantes de teologia da Escola Superior de Teologia (hoje Faculdades EST) sensibilizados/as, incentivados/as e apoiados/as pelo Pastor e Professor Richard Wangen (in memoriam). Movidos/as pelo seu compromisso com uma sociedade justa e igualitária – o maior legado do próprio Pastor Wangen nas diversas frentes em que atuou – esses/as estudantes assumiram o desafio de enfrentar a epidemia de HIV e AIDS em um momento e em um contexto totalmente adverso, aprendendo também que o enfrentamento da epidemia implica o enfrentamento de todas as situações que fazem com que indivíduos e grupos se tornem vulneráveis – como viemos a falar mais recentemente – à infecção, no processo de tratamento e na vida cotidiana enquanto pessoas com HIV ou afetadas por essa realidade. Nesses anos todos, sexualidade, violência, sexismo, homo-lesbo-transfobia, uso de drogas, discriminação, prostituição, patentes de medicamentos, políticas públicas, classismo, saúde, segurança, prevenção, preconceito, racismo, informação... foram algumas das palavras e realidades que estiveram envolvidas transformando o enfrentamento à AIDS numa luta por justiça social em seu mais amplo sentido.
Nas suas mais de duas décadas de existência, o ASPA contou com diversos/as parceiros/as que financiaram suas atividades, incluindo voluntários/as e doadores/as individuais, grupos e instituições religiosas, administrações e órgãos públicos locais, nacionais e internacionais. Passaram pela instituição, atuando em seus projetos e atividades, além de estudantes de teologia, muitos/as dos/as quais hoje são ministros/as da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), estudantes e profissionais de outras áreas, pessoas dos bairros e comunidades de São Leopoldo, intercambistas. O ASPA atuou nas mais diversas áreas e temas, servindo à comunidade através de serviços e atividades diretas, realizando trabalho de advocacy, dialogando, pressionando e cobrando de governos e autoridades em todas as esferas, mas também empresas privadas, instituições de ensino e pesquisa entre outras, que se comprometessem e agissem pelo enfrentamento da epidemia e suas causas, produzindo conhecimentos e construindo alternativas para as pessoas infectadas e afetadas por ela e para a sociedade como um todo. Nesse caminho, fizemos muitos/as amigos/as e encontramos muitos/as companheiros/as, mas também perdemos muitos deles/as.
Encerrar uma organização com essa trajetória, amplamente reconhecida, não é um processo fácil, principalmente quando sabemos que, tanto a epidemia de HIV e AIDS, quanto as demais questões nela implicadas, seguem sendo desafios a serem enfrentados e superados, exigindo estratégias e ações renovadas diante das mudanças políticas, econômicas e culturais em âmbito local, nacional e internacional. Talvez por isso esse processo já venha se arrastando há alguns anos com várias tentativas de retomar as atividades e tentar reorganizar a entidade. O fato é que desde 2012 o ASPA não realizou nenhuma atividade ou representação institucional continuada reconhecida pelas pessoas ainda ligadas à instituição, tendo suas últimas ações sido realizadas majoritariamente dentro da estratégia de Redução de Danos por um grupo de voluntários/as. Buscava-se, por um lado, alternativas para a sua continuação e, de maneira mais concreta, encaminhar questões práticas e burocráticas tendo em vista o seu fechamento. Contribuíram para isso questões conjunturais externas e internas que, no julgamento das pessoas presentes na Assembleia acima mencionada, tornaram inviável a manutenção da organização.
Ao comunicar o fechamento do ASPA, julgamos importante relembrar e prestar essa homenagem à história da organização e a todas as pessoas que fizeram parte dela e que tiveram suas vidas tocadas por ela, muitas das quais perderam sua vida no caminho. Ao mesmo tempo, reafirmar o nosso compromisso com a cidadania plena, os direitos humanos e a justiça integral para todas as pessoas em todos os lugares. Que o legado deixado por essa instituição seja a lembrança de que o sofrimento e a dor causados pela AIDS seguem nos convocando enquanto sociedade e exigindo ações concretas e corajosas e que o engajamento e a luta têm o poder e a capacidade de transformar a vida e as relações.

São Leopoldo, julho de 2013

Jaqueline da Rosa, Carolina Bohn, Lisiane Dornelles, Elissandra Siqueira, Paola Lazzarotto, André Kist, André S. Musskopf, Ricardo Brasil Charão, Marie Ann Wangen Krahn, Ingeborg Eichwald.

Comentários