Dia Mundial de Luta contra a Homofobia





Embora a data não seja muito popular, hoje, 17 de maio, é o dia de dizer pra todo mundo:
Pessoas LGBT existem! E a homofobia também!
Nessa data, nos unimos a todas as iniciativas que não deixam essa data passar despercebida e seguimos lutando e resistindo nos lugares onde estamos, com ações políticas de visibilidade e denúncia, ou simplesmente usando as ferramentas que temos para não deixar ninguém esquecer:
Pessoas LGBT existem! E a homofobia também!
Seguimos sendo discriminados/as e sofremos violência de todos tipos (física, psicológica, econômica, cultural, religiosa e institucional). Seguimos sendo tratados/as como cidadãos/ãs de segunda categoria e negados os nossos direitos mais fundamentais. Mas também seguimos celebrando a diversidade em nossas Paradas da Diversidade Sexual/Orgulho LGBT em todas as partes do mundo e nos organizando em nossos movimentos de luta e resistência, dançando, cantando e gritando:
Pessoas LGBT existem! E a homofobia também!
Aos/às meus/as amigos/as LGBT eu digo: dessa luta depende a nossa existência e a nossa dignidade. Não nos contentemos com menos do que direitos iguais. Aos/às meus/as amigos/as não-LGBT, mas tão diversos/as quanto nós eu digo: essa luta é de todo mundo. É uma luta por justiça sexual. Pra todo mundo eu digo:
Pessoas LGBT existem! E a homofobia também!
Cada um/a do seu jeito, cada um/a dentro de suas possibilidades, mantenha a luta. Porque pessoas LGBT continuarão existindo, e a superação da homofobia será a vitória da humanidade na construção de um mundo de paz e justiça.

André S. Musskopf

Comentários