Quem sou eu

Minha foto
Bacharel, Mestre e Doutor em Teologia pela Escola Superior de Teologia (EST). Área de Concentração: Teologia Sistemática. Pesquisador nas áreas de: Estudos Feministas, Teorias de Gênero, Teoria Queer, Masculinidade, Homossexualidade e Diversidade Sexual, na sua relação com Religião e Teologia.

Simpósito temático no Fazendo Gênero 9 - Inscrevam-se

66. Religiões e diversidade sexual
Coordenador@s: ANDRÉ SIDNEI MUSSKOPF (ESCOLA SUPERIOR DE TEOLOGIA), MARCELO TAVARES NATIVIDADE (PPGAS/MUSEU NACIONAL/ UFRJ)
A relação entre sexualidade e religião tem produzido, ao longo dos séculos, uma infinidade de respostas, códigos e tradições. Recentes transformações sociais colocaram em evidência o surgimento de respostas religiosas muito plurais no próprio campo das instituições e manifestações religiosas e, também, no âmbito dos discursos e práticas da sexualidade. Os desafios de compreensão, na contemporaneidade, das inovações e reinvenções de normas e convenções sociais tornam premente a discussão, especialmente, no que tange aos modelos de sexualidade que escapam ao padrão da heterossexualidade e compõe as ditas “sexualidades dissidentes” ou a “diversidade sexual” e a influência das religiões sobre elas. Este ST tem o propósito de colocar em discussão diferentes aspectos da temática, abrangendo uma multiplicidade de enfoques, incluindo aqueles ligados ao político e aos direitos sexuais, bem como ao plano das experiências religiosas e das cosmologias e rituais. A proposta é promover o debate entre pesquisadores que estudam os nexos entre homossexualidades e religiões em distintas matrizes tanto no Brasil como em outros contextos nacionais.