Carta à Secretaria de Integração Social sobre Parada da Diversidade Sexual 2013 e políticas públicas LGBT

São Leopoldo, 12 de agosto de 2013.
Para: Secretaria de Integração Social
Assunto: Parada da Diversidade Sexual
(em mãos)

Prezados/as:
No dia 09 de agosto de 2013, integrantes do Fórum LGBT participaram de reunião convocada pelo Grupo de Apoio à Diversidade (GAD) para tratar da Parada da Diversidade Sexual de São Leopoldo. Fomos informados/as de que a Secretaria se faria presente para falar sobre sua proposta para a realização da Parada em 2013, mas ninguém se fez representar ou foi enviada proposta.
Temos conversado sobre esse tema específico, mas também sobre as Políticas Públicas para a população LGBT em São Leopoldo de modo geral, desde o início do ano. Estivemos em reunião nessa Secretaria com o Sr. Evandro há dois meses e até o momento não tivemos maiores informações sobre nenhum desses temas. Apenas soubemos informalmente que a Prefeitura pretende realizar uma Semana da Diversidade e que a Parada estaria agendada para o dia 24 de novembro.
A Parada da Diversidade Sexual em São Leopoldo sempre foi realizada numa parceria entre a Prefeitura e a sociedade civil, mais especificamente com o Fórum LGBT desde sua constituição em 2008. Enquanto Fórum queremos que Parada aconteça e estamos abertos/as para construir a proposta com o poder público. Para tanto, é necessário que seja apresentada uma proposta concreta em termos de concepção, atividades e disponibilidade de recursos. Caso contrário o Fórum não terá como participar ou apoiar iniciativas que sejam realizadas de maneira unilateral.
Assim, convocamos a Secretaria de Integração Social, bem como outros órgãos da Administração Municipal para uma reunião no dia 19 de agosto (segunda-feira) às 17h, que será realizada na sede do GAD (2º andar da Rodoviária de São Leopoldo). Nessa reunião, gostaríamos que fosse apresentada uma proposta para a Parada de 2013 a ser debatida com integrantes do Fórum e outros/as convidados/as.
Aproveitamos para reiterar nossa preocupação com relação ao rumo das Políticas LGBT no município, uma vez que até o momento não temos visto nenhuma movimentação por parte do atual governo nesse campo, particularmente no que diz respeito à implementação da Lei 6010/2006 e outras atividades previstas no Programa SãoLeoSemHomofobia. Temos recebido inúmeras denúncias e não está claro quais os encaminhamentos por parte da administração municipal. Além do Dia Mundial do Orgulho LGBT (28/06), não houve nenhuma manifestação ou ação realizada por ocasião do Dia da Visibilidade Trans (20/01), Dia Mundial de Luta contra a Homofobia (17/05) e nem temos informação sobre atividades em vista do Dia Nacional da Visibilidade Lésbica (29/08).
Aguardamos a confirmação de sua participação na reunião do dia 19/08 e esperamos seguir construindo em parceria uma São Leopoldo sem homofobia, lesbofobia e transfobia.

André S. Musskopf – Fone: 96369897
Pelo Fórum LGBT de São Leopoldo


Comentários